top of page
ICONE_VMB_2025_APLICACOES_1 COR BRANCO.png

Corpo Técnico de Arbitragem poderá, a seu exclusivo e soberano critério, previsto no item 6.4 do Manual de Regras, analisar as condutas dos(as) atletas diante da ocorrência de outros fatos não elencados acima, os quais justificadamente poderão embasar possíveis punições e desclassificação do(as) atletas da competição.

Caracterização

(PUNIÇÃO): Os(As) Atletas deverão respeitar a característica de cada toque e respectivo jogo, cabendo demonstrar toda sensibilidade, conhecimento e percepção.

Volume de Jogo

(VANTAGENS): Os(As) Atletas deverão manter-se em movimento constante, evitando ao máximo permanecer parados. Será observado as transformações e ligações de movimentos dentro do jogo. Os(As) atletas deverão buscar realizar movimentações diferentes, evitando ao máximo as repetições de movimentação.

Criatividade

(VANTAGEM): Deverão se colocar dentro do jogo de modo a buscar oportunidades de ataque, soluções de defesa e respostas/contrapartidas com variações mais difíceis diante dos golpes que recebam. A “surpresa” ou algo inesperado dentro do jogo é um ponto forte a ser avaliado (Acrobacias, transformações inesperadas, resiliência diante da dificuldade).

Objetividade

(PUNIÇÃO): Deverá ser mais bem avaliado(a) o(a) Atleta que estiver buscando e se expondo mais no jogo com o adversário. Os(As) Atletas deverão conectar seus golpes e quedas de forma objetiva e encaixá-los com precisão sem perder os fundamentos da Capoeira.

Cadência

(PUNIÇÃO): Os(As) Atletas deverão demonstrar toda a sua percepção sensorial ao ritmo, ao entorno da roda e a proposta a ser apresentada durante todos os jogos da Competição, mantendo sempre a mesma frequência e fluidez na ginga, movimentações, acrobacias e golpes seus.

QUESITOS DE JUGAMENTO

JULGAMENTO E PONTUAÇÃO

Os(As) atletas participantes da competição em todas as categorias serão avaliados em suas respectivas performances, observados os critérios de julgamento em cada quesito de cada jogo de capoeira, cujas notas serão auferidas de 9 (nove) a 10 (dez) pontos, sendo permitidos decimais, por cada árbitro responsável por cada quesito previamente estabelecido pela organização do Volta ao Mundo Bambas, sendo o somatório de todas as notas dividido por 5 (cinco) para se obter a média da pontuação dos(as) atletas.

Todas as categorias do campeonato Volta ao Mundo Bambas serão julgados pelo Corpo Técnico de Arbitragem através dos seguintes quesitos:

IMG_2709.JPG

LutaS casadaS e disputaS de Cinturão
(Masculino)

vmb.iasminmamede-170.jpg

CATEGORIA

PESO

PESO-LEVE

MENOS DE 70KG

PESO-MÉDIO

PESO MEIO-PESADO

MENOS DE 80KG

PESO PESADO

MENOS DE 90KG

ACIMA DE 90KG

CATEGORIAS

danca.png

INFANTIL E JUVENIL

(Masculino e Feminino)

esporte.png

LUTAS CASADAS

(Masculino e Feminino)

deficientes.png

PCD

(Masculino e Feminino)

capoeira.png

AMADOR

(Masculino e Feminino)

silhuetas.png

MASTER

(Masculino e Feminino)

cinturao-de-campeao (1).png

CINTURÃO

(Masculino e Feminino)

luta-de-casal-de-artes-marciais.png

DIVISÃO COMBATE

(Masculino e Feminino)

Os atletas que disputarão o campeonato profissional devem ser maiores de idade, ou seja, acima de 18 anos (completos), excetuadas as categorias Infantil e Juvenil. 

As categorias "Absoluto masculino e feminino" que disputam as lutas casadas são divididas por faixas de peso, às quais cada atleta deve atender no dia da pesagem, anterior à competição.

DINÂMICA Das lutas na COMPETIÇÃO

(Luta casada, PCD, Master, e Cinturão)

Os(as) atletas devem realizar uma boa performarem durante sua participação na competição realizando 5 (cinco) jogos nos estilos:

  • Desenvolvimento individual de cada atleta com duração total de 1 (um) minuto, onde cada atleta irá se apresentar a cada 15 (quinze) segundos (duas apresentações de cada atleta), aplicável a todas as categorias profissionais. O(A) Atleta deverá demonstrar toda sua habilidade acrobática, destreza e de equilíbrio, para o público, sem avaliação de notas pelos jurados.

  • Desenvolvimento do jogo em dupla com duração de 45 (quarenta e cinco) segundos, sem possibilidades de quaisquer pausas, como por exemplo a “chamada” e “volta ao mundo”.

  • Desenvolvimento do jogo em dupla com duração de 45 (quarenta e cinco) segundos, sem possibilidades de quaisquer pausas, como por exemplo a chamada para volta ao mundo. O(A) Atleta deverá mostrar um jogo com um altíssimo grau de habilidade corporal, destreza acrobática, harmonia, equilíbrio e interação com o outro Atleta. Os(As) Atletas deverão realizar movimentos obrigatórios pré-estabelecidos pela organização Volta ao Mundo Bambas, a saber: realizar algum domínio corporal em sustentação e equilíbrio de cabeça para baixo (parada de mão, de cabeça, queda de rins) e saltos acrobáticos, todos com execução e finalização perfeitas, cabendo ao Corpo Técnico de Arbitragem avaliar criteriosamente os graus de dificuldades exigidos em cada movimento obrigatório, atrelada a sua execução dentro da cadência, do fundamentos e filosofia da Capoeira Regional do Mestre Bimba, bem como a dinâmica atlética praticada na Capoeira Contemporânea praticada nos dias atuais.

  • Desenvolvimento do jogo em dupla com duração de 45 (quarenta e cinco) segundos, sem possibilidades de quaisquer pausas, como por exemplo a chamada para volta ao mundo. Os jogadores deverão demonstrar uma performance mais próxima de uma luta/combate, desenvolvendo sequência de golpes objetivos, além de buscar sempre uma superioridade sem perder o fundamento do jogo, observada a cadência, os fundamentos da Capoeira Regional do Mestre Bimba, bem como a dinâmica atlética praticada na Capoeira Contemporânea praticada atualmente.

LutaS casadaS e disputaS de Cinturão
(FEMININO)

vmb.iasminmamede-164.jpg

CATEGORIA

PESO

PESO-LEVE

MENOS DE 65KG

PESO-MÉDIO

ACIMA DE 65KG

Cronometragem

A organização do Volta ao Mundo Bambas se compromete a realizar a cronometragem da Competição utilizando a maior precisão possível, cabendo ainda observar o que segue:

49203.png

INÍCIO DA DISPUTA

A cronometragem de cada jogo somente será iniciada quando a orquestra, através do berimbau central, receber a autorização formal do Corpo Técnico de Arbitragem (Árbitro Oficial de Mesa). O berimbau sinalizará o início do jogo aos (às) atletas e, imediatamente, a cronometragem será iniciada.

FIM DA DISPUTA

A cronometragem encerra-se após transcorrido o tempo de duração de cada um dos jogos, sendo emitido um sinal sonoro definido pela organização do Volta ao Mundo Bambas, o qual necessitará ser perceptível pelos(as) atletas, por todos os presentes e, principalmente, pelo Corpo Técnico de Arbitragem para que seus integrantes possam realizar sua avaliação com a maior precisão possível.

Regras e Dinâmicas da Competição

Confira as regras e dinâmicas da competição de capoeira Volta ao Mundo Bambas, que dispõem sobre as modalidades de disputas, sistema de avaliação, pontuação e simbologia através do uso de sinais pelo Corpo Técnico de Arbitragem para o julgamento dos atletas participantes.

Condutas proibidas

As condutas proibidas de serem executadas pelo(as) atletas na competição, sob pena de DESCLASSIFICAÇÃO pelo Corpo Técnico de Arbitragem, cabendo utilização do REPLAY, são:

• Aplicar golpe intencional enquanto o Atleta adversário estiver executando uma acrobacia.

• Dedo nos olhos (intencional).

• Morder ou cuspir no outro atleta.

• Puxar o cabelo (intencional);

• Arremessar o adversário contra o chão, projetando cabeça ou pescoço.

• Golpear a coluna vertebral ou a parte de trás da cabeça.

• Qualquer golpe na garganta e traquéia.

• Asfixiante (soco) em qualquer parte do corpo.

• Golpear com os cotovelos e joelhos (de projeções).

• Ponteira (de projeção).

• Qualquer tipo de golpe na virilha ou genitais.

• Golpes aplicados abaixo da linha de cintura (golpes de linha ou rodados).

• Manipular qualquer articulação do(a) Atleta oponente.

• Arremessar intencionalmente o adversário para fora do palco (caso tenha), ou Arena.

• Golpes aplicados abaixo da linha de cintura (golpes de linha ou rodados).

• Usar linguagem abusiva e desrespeitosa.

• Desrespeitar a instituição ou o corpo de arbitragem.

• Ter conduta antidesportiva que cause alguma lesão grave no(a) Atleta oponente adversário.

• Atacar ou Agredir fisicamente ou moralmente no Local da Competição e a qualquer tempo o(a) Atleta oponente durante o intervalo ou qualquer tipo de paralisação da Competição, inclusive nos bastidores, seja antes, durante ou após o término da Competição.

PUNIÇÕES E DECLASSIFICAÇÃO

o Corpo Técnico de Arbitragem (Árbitros Oficiais de Mesa e Árbitro Oficial Lateral) poderá aplicar punições e/ou desclassificar os(as) atletas durante a Competição, caso sejam identificadas as seguintes situações:

CONDUTA
PUNIÇÃO

 Golpes ilegais (Joelhada, Cotovelada, Ponteira, mais de dois galopantes em sequência, Golpes abaixo da linha de cintura, Jogar o adversário de cabeça no chão), mais de dois Galopantes na sequência, galopantes e agarrões na Angola e Iúna.

Desconto de 0,1 (um décimo de ponto) do quesito: OBJETIVIDADE

Parar de jogar Capoeira e golpes ilegais (Joelhada, Cotovelada, Ponteira, mais de dois galopantes em sequência, Golpes abaixo da linha de cintura, Jogar o adversário de cabeça no chão).

 

Desconto de 0,1 (um décimo de ponto) do quesito: CADÊNCIA

Sinalização do árbitro Lateral (agarrão), quedas mau executadas, Agarrões na Angola e iúna, Galopantes na Angola e iúna, Equilíbrio e acrobacia na Iúna.

 

Desconto de 0,1 (um décimo de ponto) do quesito: CARACTERIZAÇÃO

Não comparecimento injustificado às reuniões convocadas pela organização do VMB, cabendo a esta analisar cada caso porventura justificado pelo(a) Atleta.

 

Desconto de 0,1 (um décimo de ponto) quesito: CARACTERIZAÇÃO

Execução das Condutas Proibidas previstas nos

itens 6.3.1 (II), 9.2 e 9.3 do Manual de Regras e Dinámicas.

 

Desconto de 0,1 (um décimo de ponto) nos quesitos CADÊNCIA E OBJETIVIDADE, passível de eliminação, caso a consequência venha a impedir o Atleta oponente a seguir na competição, cabendo observar as regras do Nocaute (item 8 do manual de regras), no que couber.

O Corpo Técnico de Arbitragem avaliará ainda outras condutas dos(as) Atletas passiveis de punição e desclassificação, cabendo observar a ocorrência de: golpes baixos (atingindo virilhas e genitálias masculinas e/ou femininas, incluídos seios); técnicas mal executadas; alto nível de agressividade, passividade e jogos travados (contendo “agarrões” sem desenvolvimento e finalidade).

IMG_1124.JPG
bottom of page